4 Fatores que dificultam a aprovação em um financiamento.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a financiamentos e nesse post explicaremos 4 fatores que dificultam sua aprovação em um financiamento:

1º – Possuir um registro no cadastro dos inadimplentes: se a pessoa estiver com o “nome sujo” em cadastros como SPC ou SERASA por falta de pagamento, as instituições entenderão que a pessoa é “má pagadora” e não aceitarão o financiamento.

2º – Possuir outros financiamentos que comprometam a renda: você deve escolher um imóvel dentro da sua capacidade de pagamento restante, que não ultrapassará o limite de 30% da sua renda quando somado aos outros financiamentos dos quais você faz parte. Caso contrário não haverá a possibilidade de financiamento, pois ultrapassará os 30%.

3º – Ter um Score (histórico) de crédito negativo: o Score é uma espécie de pontuação que o sistema financeiro confere a um cidadão, informando se ele é um “bom pagador”. Se a pontuação não é boa, a instituição financeira se informa sobre ela e avalia o risco na aprovação em um financiamento imobiliário. Portanto, se o indivíduo está “negativado” ou sempre atrasa o pagamento de suas contas, provavelmente não terá um financiamento aprovado.

4º – Apresentar problemas com a Receita Federal ou o INSS: Uma declaração de imposto de renda que você deixou de entregar há 2 anos, por exemplo, pode ser o motivo de a Receita Federal acusar uma pendência, que pode atrapalhar muito na hora de financiar um imóvel. Uma dívida ativa, decorrente do atraso no pagamento de tributos, ou problemas com seu CPF também dificultarão o processo de liberação de crédito para comprar um imóvel.

Depois dessas dicas, fica muito mais fácil de entender o processo de financiamento né? 😍